Um logótipo Nissan redesenhado para desvendar novos horizontes
Estamos mais ligados do que nunca. As pessoas estão a crescer com o acesso ao conhecimento e com o potencial de interação oferecidos pela internet. As nossas vidas são tão digitais como físicas. Assim, as marcas devem ter pontos de contacto eficazes em ambos os domínios.

Nos últimos 20 anos, o logótipo da Nissan foi um sinal nos seus veículos, mas também muito mais do que isso. Serviu como uma identidade, um cartão-de-visita, um aperto de mão e o primeiro contacto entre clientes e a emoção da condução proporcionada pelos veículos da Nissan. Durante décadas, o logótipo da Nissan manteve-se fiel à crença do seu fundador Yoshisuke Aikawa, "Shisei tenjitsu o tsuranuku", que pode ser traduzido como "Se tiveres uma crença forte e resoluta, esta consegue penetrar até mesmo o sol".

Mantendo esta essência viva, o novo "cartão-de-visita" da Nissan reflete as alterações significativas ocorridas na sociedade ao longo das últimas duas décadas. Trata-se de uma reformulação do icónico logótipo da marca Nissan para um novo capítulo.

O novo logótipo ganha vida à medida que avança para o futuro, enquanto permanece orgulhosamente ligado ao seu rico legado e tradição de inovação. O nome da empresa permanece no centro do logótipo, comunicando uma marca imediatamente reconhecível que evoca memórias e marcos anteriores, mas transmitindo também a sua evolução.

O processo de conceção

A jornada começou no verão de 2017, quando Alfonso Albaisa, Vice-presidente Sénior de Design Global da Nissan, começou a estudar potenciais alterações ao logótipo e à identidade de marca da Nissan. Ele reuniu uma equipa liderada por Tsutomu Matsuo, Diretor-geral Adjunto do departamento de Design Avançado da Nissan, para estudar tudo, desde uma evolução subtil até uma total reinvenção. Albaisa ofereceu as palavras-chave "fino, leve e flexível" e marcou o início da jornada de Matsuo e da sua equipa.

«Retirámos inspiração dos avanços em termos de ciência, tecnologia e conectividade. De que forma estes trouxeram alterações fundamentais para os nossos clientes?», referiu Albaisa. «Como podem imaginar, as visões de digitalização começaram a fervilhar nas nossas mentes».

Ao longo dos dois anos seguintes, a equipa desenhou e delineou várias versões, mantendo sempre em mente as orientações de Aikawa: "sejam apaixonados, sejam inovadores, sejam desafiadores".

A equipa teve de considerar múltiplas variáveis, incluindo uma decisão inicial de que o logótipo devia ser iluminado nos futuros modelos totalmente elétricos. Esta hipótese colocou desafios técnicos, como a avaliação da espessura dos contornos do logótipo para assegurar uma imagem nítida quando iluminado e, claro, o cumprimento dos regulamentos governamentais relativos a elementos luminosos em automóveis. O logótipo deveria também criar uma impressão forte quando não estivesse iluminado, como ao ser apresentado digitalmente ou em papel.
Independentemente do suporte, este novo logótipo devia representar inequivocamente a Nissan, e fazê-lo com impacto.

Após inúmeros esboços e vários modelos, o resultado foi um logótipo com uma impressão bidimensional. Parecendo mais um exercício de desenho do que de fabrico, a sua flexibilidade permite-lhe viver em vários mundos. O processo começou em 3D e, posteriormente, foi desenvolvido em 2D: primeiro foi criado um esboço do emblema da marca iluminado, retirando a área iluminada para representar a marca em formato 2D.

O efeito geral do novo logótipo é a transição de um toque industrial e rígido para um visual refinado, familiar e compatível com o digital. Este assinala a evolução da Nissan, não só como fabricante de automóveis, mas também como fornecedor de mobilidade e serviços. 
«O novo logótipo da Nissan comunica a nossa mensagem orientadora, importada de versões anteriores: se tiveres uma crença forte e resoluta, esta consegue penetrar até mesmo o sol», reforçou Matsuo. «Na Nissan, esta crença forte no poder das conquistas nunca foi negligenciada e pode ser observada nos nossos esforços pioneiros na eletrificação, apoio ao condutor e conectividade digital. O nosso logótipo deve transmitir tudo isto apenas num relance, para demonstrar o nosso compromisso perante os nossos clientes, funcionários e a sociedade».

Chegar aos clientes com uma presença impactante

Os veículos elétricos da Nissan irão incluir um logótipo exclusivo iluminado por 20 LED (correspondendo ao número de anos entre o atual e o novo logótipo), uma assinatura visual para lembrar que a Nissan se dirige para um futuro elétrico.

Este será acompanhado por um novo emblema a incorporar em vários suportes, desde papel timbrado e cartazes de concessionários, a redes sociais e publicidade digital. Uma das nossas quatro versões irá permitir que o novo logótipo se adapte flexivelmente aos diferentes pontos de comunicação.
Nomeadamente, em determinadas aplicações digitais e de vídeo, o logótipo irá efetivamente "ganhar vida" à medida que muda e pulsa contra uma variedade de fundos, permitindo-lhe ser o reflexo do ambiente em constante mudança dos nossos dias e da flexibilidade necessária para continuar a ser entusiasmante, relevante e intrigante.

O Nissan ARIYA, acabado de apresentar e que representa o primeiro crossover elétrico da marca, é também o primeiro automóvel brasonado com o novo logótipo. Enquanto novo ícone da Mobilidade Inteligente da Nissan - concebido para incorporar totalmente os três pilares de Condução Inteligente, Energia Inteligente e Integração Inteligente - o Nissan ARIYA não só inclui o logótipo, como também foi uma influência determinante na sua criação.

«O Nissan ARIYA é o nosso automóvel elétrico mais recente, repleto de tecnologia avançada», afirmou Albaisa. «É a plataforma perfeita para este novo logótipo».

Os novos automóveis da marca irão exibir o novo logótipo nos próximos anos, à medida que este novo capítulo da Nissan evolui.



Auto Júlio, concessionário Nissan. 
Mais informações: info@autojulio.pt 
OUTRAS NOTICIAS
Quer receber todas as novidades?

Registe-se grátis para receber as novidades por email e faça parte do Grupo AJúlio






O Grupo A. Júlio é composto por 13 empresas, em 10 sectores de atividade e com 300 colaboradores. Contacte-nos e deixe-nos ajudá-lo a descobrir a melhor solução para si!
Aceito a Politica de Proteção de Dados