O Grupo A Júlio tem na sua génese, a atividade do comércio no setor automóvel, estrutura que iniciou há 30 anos em Caldas da Rainha, local onde ainda mantém a sua sede, com a atividade de compra e venda de veículos novos (representando cinco marcas: Mitsubishi, Nissan, Mazda, Hyundai e Volvo) bem como a atividade de compra e venda de veículos usados e a Rent a car.
Após a consolidação neste mercado do setor automóvel, alargou a sua área de atuação a diversos setores, iniciando paralelamente um processo de crescimento por mais de metade do território nacional.
Com efeito, destaca-se o comércio de combustíveis e lubrificantes, que representa atualmente o “Core business” do Grupo A Júlio, representando 70% do volume total da faturação.
No que ao mercado dos combustíveis diz respeito, tem-se assistido ao longo dos anos a um crescimento gradual, com principal enfoque, para:
- ano 2012: ano em que foram adquiridas as centrais de distribuição da Galp Servi Express de Palmela, Terrugem e Pombal, que se vieram juntar à já existente Central de Caldas da Rainha;
- ano 2015: ano em que foi adquirido o Centro de Logística de São Bartolomeu de Messines;
No seguimento destas aquisições, a área de influência dos combustíveis alargou-se ainda mais até ao Algarve.
Atualmente o setor dos combustíveis está presente nos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.
O Grupo A Júlio, também oferece serviços nas áreas de comunicações, seguros e na área da informática, apoiados em atividades de investigação e desenvolvimento. A estratégia de crescimento do Grupo, passa por uma presença cada vez mais importante e sustentada no território nacional, onde mantém já instalações em Caldas, Benedita, Leiria, Pombal, Torres Vedras, Peniche, Lourinhã, Alcobaça, Nazaré, Alcanena, Algarve e Alentejo.
Seguindo a estratégia do Grupo, numa otimização de competências e maximização de sinergias, é com um passo de confiança, que o Grupo A Júlio se lança num investimento, numa área distinta e em expansão, a área dos serviços energéticos. Para tal, procede à aquisição da empresa Alferpac em 2017.
Assim, passa também a conseguir atuar na área dos serviços energéticos de excelência, disponibilizando um leque de serviços aos seus parceiros/clientes pautado pela qualidade da equipa de Engenheiros e Técnicos altamente especializados e experientes, que trabalham na Alferpac.
Atualmente, o Grupo A Júlio é composto por 13 empresas, representando 10 setores de atividade, e conta com 300 colaboradores, o que espelha em certa medida o enorme contributo para economia nacional, tanto a nível económico como a nível social.
Todos os anos a faturação do Grupo A Júlio tem vindo a aumentar, mantendo-se no top 10 das maiores empresas do distrito de Leiria, demonstrando desta forma a visão estratégica e solidez com que tem crescido. Em 2013 a faturação atingiu 69,8 milhões de euros, em 2014 atingiu 73,7 milhões de euros, em 2015 atingiu 78,6 milhões de euros e o ano passado atingiu um máximo histórico de 82,9 milhões de euros.
MISSÃO
Gerir com mestria e inovação privilegiando parcerias estratégicas e novos mercados alicerçados numa cultura de excelência e sustentabilidade.
VISÃO
Ser referência de conhecimento e solidez.
VALORES
Cooperação, responsabilidade, serviço, dedicação, determinação, integridade, rigor.