As centrais elétricas móveis Nissan LEAF vão estabilizar a rede elétrica alemã
O futuro começa em Hagen, onde a empresa tecnológica The Mobility House (TMH), o fornecedor de energia ENERVIE, o operador das redes de transporte Amprion e o fabricante automóvel Nissan conseguiram um importante avanço rumo à mobilidade e energia livres de emissões.
Com o Nissan LEAF e uma inovadora tecnologia de gestão de energia e carregamento, os parceiros do projeto conseguiram a primeira qualificação de conformidade de um automóvel elétrico com todos os requisitos regulamentares dos TSO para regulação de energia primária. Isto significa que o o Nissan LEAF pode a partir de agora ser integrado como uma reserva de regulação da energia na rede elétrica alemã, uma inovação no estabelecimento da tecnologia de ligação de veículo à rede (V2G) na Alemanha.
De modo a concretizar o desejo universal de transição para a geração descentralizada de energia a partir de fontes renováveis na Alemanha, são necessárias soluções novas e inovadoras para estabilizar a rede elétrica. A crescente utilização de energias renováveis provoca flutuações na rede, que devem ser inicialmente compensadas pela regulação primária, permitindo evitar cortes de energia num curto prazo.
Os automóveis elétricos como o Nissan LEAF, com tecnologia de carregamento bidirecional integrada, podem desempenhar um importante papel neste sentido. Graças ao seu sistema avançado de carregamento CHAdeMO, o Nissan LEAF consegue não só extrair energia da rede e armazená-la na sua bateria de tração, mas também devolver energia à rede, se necessário. Este é o conceito de ligação de veículo à rede (V2G).
A possibilidade de carregamento bidirecional dos automóveis elétricos da Nissan é a base para a sua integração no projeto-piloto nas instalações da ENERVIE em Hagen, Alemanha. Em combinação com a inovadora tecnologia de gestão de energia e carregamento inteligente da The Mobility House, os processos de carregamento e descarga podem ser controlados e monitorizados.
«Estamos orgulhosos pelo facto de a tecnologia da The Mobility House ter sido aprovada pelos TSO para o mais desafiador e importante produto do sistema de fornecimento elétrico alemão», afirmou Thomas Raffeiner, CEO e fundador da The Mobility House.
«Acreditamos firmemente num futuro livre de emissões», disse Guillaume Pelletreau, Vice-presidente e Diretor Executivo do Nissan Center Europe. «Por conseguinte, estamos também muito orgulhosos pelo facto de o Nissan LEAF, ter sido considerado adequado para a estabilização das frequências da rede. As baterias do LEAF podem contribuir de forma significativa para a transição energética na Alemanha e para um futuro sustentável».
Na qualidade de um dos quatro TSO responsáveis pela transmissão de energia na Alemanha e, consequentemente, responsável pela estabilidade da rede elétrica, a Amprion apoia o ambicioso projeto V2G. O TSO definiu os requisitos técnicos e regulamentares de pré-qualificação para regulação primária de uma unidade de armazenamento móvel. A Amprion reconheceu agora o Nissan LEAF como primeiro automóvel elétrico, em combinação com o sistema de controlo da The Mobility House, adequado para esta função.
«É com grande orgulho que somos os primeiros na Alemanha a conseguir a pré-qualificação de um automóvel elétrico para regulação primária», explicou Andreas Walczuch, Responsável de Serviços de Sistema e do Mercado Energético da Amprion. «Esta inovação mostra-nos que os automóveis elétricos poderão ter um papel na garantia da segurança do sistema».
Erik Höhne, Porta-voz Executivo do Grupo ENERVIE em Hagen, afirmou: «Ao disponibilizar as infraestruturas para o projeto no local, a ENERVIE acrescentou uma nova faceta ao seu compromisso com a e-mobilidade como um parceiro inovador para a indústria, comércio e pessoas na região».
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