Novo Nissan Qashqai Primeira Parte - A revelação
A Nissan reforça a sua posição como líder no segmento crossover europeu com a apresentação da terceira geração do Qashqai. Mais de três milhões de unidades do Qashqai foram vendidas desde que a Nissan inventou o segmento, em 2007.
Para esta nova geração, a Nissan manteve os princípios orientadores que impulsionaram o conceito, engenharia e desenvolvimento das duas anteriores gerações do Qashqai: formas elegantes, habitáculo espaçoso e grupo motopropulsor eficiente, combinados com uma elevada qualidade e uma experiência de condução de segmento superior. Graças à nova plataforma CMF-C da Aliança, o novo Qashqai volta a elevar a fasquia no segmento de crossovers com uma verdadeira mostra de inovação, tecnologia e engenharia avançada, permitindo que os clientes desfrutem em pleno do novo Qashqai.
Tal como nos seus antecessores, o design do novo Qashqai foi liderado pela equipa da Nissan Design Europe, sedeada no centro de Londres, enquanto o Nissan Technical Centre Europe, localizado em Cranfield, se encarregou do desenvolvimento de engenharia.
«O ponto de partida para a conceção e desenvolvimento do novíssimo Qashqai foi uma profunda análise das relações que tivemos com todos os nossos clientes Qashqai ao longo destes 13 anos. Ela permitiu-nos compreender as necessidades dos clientes e, particularmente, aquilo que valorizam no crossover que utilizam e no qual confiam diariamente», afirmou Marco Fioravanti, Vice-presidente de Planeamento de Produto na Nissan Automotive Europe.

Atratividade marcante, estilo elegante
Tal como nas duas gerações anteriores, o estilo para o novíssimo Nissan Qashqai surgiu no estúdio de design europeu da Nissan em Londres.
Apesar das suas formas permitirem que seja imediatamente reconhecido como um Qashqai, a terceira geração é mais robusta, esguia e moderna.
No exterior, a postura da carroçaria melhorada do Qashqai é mais determinada, com a introdução de linhas de ombro proeminentes, distância entre eixos alargada e pela primeira vez no Qashqai, imponentes jantes de liga leve de 20 polegadas.
A distância entre eixos aumentou 20mm para um comprimento total com mais 35mm; também cresceu 25mm em altura e a largura aumentou 32mm, um crescimento geral que lhe confere uma presença ainda mais marcante na estrada.
A parte frontal do novíssimo Qashqai ostenta a típica grelha cromada V-Motion da Nissan, mas aumentada e com frisos secundários em cromado acetinado para enfatizar a sua precisão. Os faróis de matriz avançada completamente LED e as luzes de presença diurnas desenham a também típica assinatura tipo "boomerang" da Nissan. As folgas extremamente reduzidas entre todos estes detalhes transmitem um nível de precisão própria de segmentos mais elevados.
A iluminação frontal no novo Qashqai representa uma forte evolução face ao modelo anterior com um formato mais esguio e acentuado, graças à tecnologia LED.
Na lateral, o novo Qashqai é mais atlético e dinâmico, com uma única linha que percorre o automóvel desde a dianteira à traseira, conferindo uma presença muito horizontal ao automóvel, mas transmitindo também uma sensação de dinamismo.
A nova geração do Qashqai estará disponível pela primeira vez com jantes de liga leve de 20 polegadas com corte em diamante (a geração anterior oferecia jantes até 19 polegadas). As rodas com um diâmetro maior preenchem as cavas e contribuem ainda mais para a imagem de robustez do automóvel na estrada.
O novo Qashqai estará disponível em 11 cores de carroçaria com cinco combinações de dois tons, criando 16 variações diferentes, para que os clientes possam dar o seu toque pessoal ao seu novo Qashqai.

Ambiente interior luxuoso
Conectado, confortável e imponente, o habitáculo do novo Nissan Qashqai define o novo padrão para o segmento, no que diz respeito a qualidade, estilo e funcionalidades.
Criando um ambiente tranquilizador e relaxante, a nova iluminação ambiente branca é utilizada ao longo de todo o habitáculo, com a sua uniformidade a oferecer um ambiente harmonioso topo de gama.
Foi prestada muita atenção à qualidade ergonómica e estética dos botões e interruptores, com um toque de elevada qualidade que permite aos utilizadores uma experiência com requinte.

Controlo conectado
O novo Qashqai oferece um avançado sistema de infotenimento com um portefólio amplo de serviços conectados, incluindo a integração simplificada de smartphones, Wi-Fi no automóvel para até sete dispositivos e a NissanConnect Services, uma aplicação dedicada com a qual o proprietário pode interagir e monitorizar remotamente o seu automóvel Nissan.
O ecrã NissanConnect de maior resolução e com nove polegadas é um portal digital para as definições do automóvel, para a navegação e o entretenimento, compatível com o Android Auto® e Apple CarPlay®, tendo sido o Apple CarPlay® sem fios agora também introduzido.
Um novo ecrã TFT com 12,3 polegadas para o condutor, totalmente digital, de alta definição e com múltiplas informações, oferece uma escolha de disposições configuráveis para exibir informações sobre navegação, entretenimento, trânsito ou automóvel, tudo controlado a partir de um interruptor tátil no volante. Uma textura de vidro esculpido tradicional "Kiriko" é também acrescentada ao fundo digital do TFT, numa alusão ao ADN japonês da Nissan.
Um novo ecrã frontal projetado (HUD ? Head-up Display) de 10,8 polegadas oferece o maior tamanho de imagem do segmento. As principais informações de navegação, assistência ao condutor e de estrada são projetadas no para-brisas, dentro da linha de visão do condutor.
As capacidades "Home-to-Car" são compatíveis com os dispositivos Google Assistant e Amazon Alexa. O sistema suporta uma grande variedade de comandos, incluindo a capacidade de os condutores enviarem os seus destinos para a navegação do automóvel bastando para isso falar para o seu smartphone, minimizando assim distrações devidas à introdução do destino.
Através da aplicação para smartphone NissanConnect Services, estão disponíveis funções de controlo do automóvel à distância como a atuação da buzina e das luzes e o bloqueio e desbloqueio das portas. Podem também ser definidos alertas inteligentes incluindo a velocidade limite, horas de utilização e zona de condução, com notificações na aplicação caso o automóvel exceda os parâmetros definidos.
Caso não estejam a utilizar a navegação nos seus telemóveis, os condutores poderão aceder aos Mapas 3D e Trânsito em tempo real que incluem funcionalidades de navegação avançadas como atualizações do mapa "Over The Air", condições de trânsito em tempo real, Google Street View e preços de combustível. A navegação porta a porta também está disponível através da aplicação, incluindo uma função de Localizador do Meu Automóvel.
A conectividade estende-se a todos os ocupantes com a caixa da consola a oferecer agora ligações de carregamento por USB dianteiras e traseiras, com portas USB-A e USB-C.

Conforto omnipresente
O novo Qashqai continua a oferecer aos condutores uma visibilidade dianteira, lateral e traseira extraordinária. As melhorias incluem um ângulo maior de abertura do para-brisas, um design de pilar dianteiro mais fino e espelhos laterais instalados na porta, em vez de no pilar A, reduzindo assim as zonas de visibilidade oculta.
A distância entre eixos mais longa combina-se com um desenho interior eficiente para criar ainda mais espaço para os utilizadores. O espaço para os joelhos dos ocupantes traseiros cresceu em 28mm para 608mm e existe uma maior distância entre o condutor e o passageiro dianteiro. O espaço dianteiro e traseiro para a cabeça aumentou em 15mm graças a um pequeno incremento das dimensões exteriores.

Versatilidade personificada
Uma porta elétrica mãos-livres do compartimento de carga simplifica o acesso à bagageira quando as mãos estão ocupadas. A capacidade geral da mala foi aumentada em mais de 50 litros em comparação com o modelo da geração anterior, graças em parte à descida em 20mm do piso de carga, uma consequência da geometria melhorada da suspensão traseira.
As funcionalidades populares do atual Qashqai, como por exemplo os compartimentos de arrumação laterais ao longo das cavas das rodas e o Sistema Flexível de Placas de Bagageira, são transferidos e melhorados para o novo modelo, com placas redesenhadas, assim como um tapete resistente num dos lados e com plástico de limpeza rápida no outro.
Os aperfeiçoamentos no desenho ergonómico das entradas significam que é também mais simples entrar e sair do novo Qashqai, algo particularmente conveniente em espaços limitados como parques de estacionamento. Sempre que o espaço o permitir, os pais vão valorizar as portas traseiras que agora abrem a 85 graus, facilitando o acesso a cadeiras de bebés e para crianças pequenas.

Grupos motopropulsores eletrificados
Apoiando o objetivo da Nissan de alcançar 50% de vendas com base em modelos eletrificados na Europa até 2024, o novo Nissan Qashqai não só estará disponível com um motor 1.3 DiG-T a gasolina equipado com tecnologia mild-hybrid, como também representa a estreia europeia da motorização e-POWER, o inovador e premiado grupo motopropulsor da Nissan que tira partido das tecnologias do automóvel elétrico pioneiro Nissan LEAF.
Com as variantes 2WD e 4WD, transmissão manual de 6 velocidades ou a nova Xtronic e a condução pura do motor elétrico do e-POWER, as opções de grupo motopropulsor do novíssimo Qashqai respondem aos requisitos de todos os clientes com prazer de condução no centro de todas as configurações de tração.

1.3 DiG-T a gasolina 138CV/156CV 12V mild-hybrid
O sistema mild-hybrid de 12V disponível no novo Nissan Qashqai é uma tecnologia híbrida acessível que proporciona assistência ao binário, uma paragem ao ralenti alargada, reinício rápido do motor e apoio à velocidade cruzeiro [apenas Xtronic], com melhorias na economia de combustível e nas emissões de CO2 (-4g/km).
O impacto positivo da gestão de energia do mild-hybrid em termos de CO2 é competitiva e o motor de 1.3 litros proporciona mais potência e binário do que os principais concorrentes, tornando a variante com motor a gasolina uma oferta muito competitiva. O sistema mild-hybrid adiciona apenas 22kg ao peso total do veículo.
Durante a desaceleração, a energia é recuperada por regeneração e armazenada na bateria de 12V de iões de lítio. Esta energia é, posteriormente, utilizada durante a paragem ao ralenti, movimento a velocidade de cruzeiro (apenas versões com Xtronic) e assistência ao binário.
Quando circular a velocidade de cruzeiro, a velocidades inferiores a 18km/h, e se acionar o travão, o motor irá desligar-se e a energia armazenada é utilizada para alimentar o equipamento elétrico do veículo. Como resultado, isto permite prolongar a paragem do motor e diminuir o consumo de combustível.
O sistema mild-hybrid é associado ao refinado e conceituado motor 1.3 DiG-T a gasolina, introduzido no Qashqai em 2018. Este motor foi adicionalmente melhorado para o novo Qashqai com 50 componentes alterados e total conformidade com a norma Euro 6-d.
O motor a gasolina de 1.3 litros será disponibilizado com duas potências ? 138CV e 156CV ? com transmissão manual de seis velocidades ou a nova caixa de velocidades Xtronic (apenas com motor de 156CV). A potência máxima do motor atinge-se às 5.500rpm, com o binário máximo de 270Nm disponível a convenientes 1.750rpm nas variantes de 156CV, Xtronic e transmissão manual.
Nas versões manuais, a caixa de velocidades foi melhorada para um engrenamento mais rápido, mais direto e mais desportivo. A transmissão Xtronic de nova geração proporciona melhor economia de combustível e aceleração graças a diversas evoluções, incluindo um sistema de bomba de óleo dupla com nova bomba de óleo elétrica.
A transmissão às rodas dianteiras está disponível nas versões de 138CV e 156CV, enquanto a 4WD apenas estará disponível em modelos Xtronic de 156CV. O novo sistema de controlo 4WD e modo de seleção de condução é intuitivo e inteligente, adaptando-se às condições externas com cinco modos de condução: Standard, ECO, Sport, Snow e Off-Road. Em caso de qualquer deslizamento das rodas, o tempo de ação do sistema 4WD foi reduzido num fator de cinco, para cerca de 0,2 segundos.

E-POWER
O novo Qashqai representa a primeira implementação na Europa do inovador sistema de transmissão e-POWER da Nissan. Exclusivo da Nissan e um componente fundamental na estratégia de Mobilidade Inteligente da empresa, o sistema e-POWER é uma abordagem única à eletrificação, tornando a condução diária empolgante.
O novo sistema e-POWER do Qashqai é composto por uma bateria de elevado rendimento e um grupo motopropulsor que integra um motor a gasolina líder na categoria de 154CV com taxa de compressão variável, gerador de energia, inversor e motor elétrico de 140kW (188CV) com tamanho e potência similares aos de automóveis elétricos da Nissan. É uma solução única que combina aceleração linear simples e agradável, característica de um automóvel elétrico, mas sem a necessidade de carregamento.
Para responder às exigências típicas de condução diária dos consumidores europeus, a tecnologia e-POWER foi significativamente melhorada para o novo Qashqai. Enquanto na sua aplicação no Nissan Note - o automóvel mais vendido no Japão nos últimos anos ? recorre a um motor a gasolina de 1.2 litros que carrega a unidade da bateria e um motor elétrico com potência final de 106CV, para a Europa, o sistema foi atualizado para um motor a gasolina de 1.5 litros e um motor elétrico de 140kW (188CV).
O elemento único do Nissan e-Power é o facto de o motor a gasolina ser utilizado apenas para gerar eletricidade, enquanto as rodas são exclusiva e totalmente acionadas pelo motor elétrico. Tal permite que o sistema funcione sempre com autonomia ideal, resultando em eficiência de combustível superior e emissões de CO2 mais baixas em comparação com um motor de combustão interna tradicional.
Graças à condução pura do motor elétrico, não existe qualquer atraso de resposta, ao contrário do que acontece com um motor de combustão interna ou híbrido. A resposta instantânea própria do motor elétrico proporciona uma entusiasmante disponibilidade de binário elevado e o melhor nível de aceleração a diferentes velocidades, para tornar a ultrapassagem ou a entrada numa autoestrada mais fácil e segura.
À semelhança do Nissan LEAF, o novo Qashqai e-POWER beneficia da experiência de condução com "um pedal" denominada e-Pedal. Os condutores podem arrancar, acelerar e desacelerar apenas com o pedal do acelerador.

Plataforma CMF-C
O novo Qashqai é o primeiro modelo na Europa a utilizar a plataforma CMF-C, que representa uma arquitetura tecnológica e de estrutura automóvel topo de gama.
Um dos pontos fulcrais do conceito de engenharia foi a preservação das proporções do atual Qashqai, uma das chaves para o seu sucesso e consideradas "perfeitas", que permitem conduzir confortavelmente em vias urbanas e caber em lugares de estacionamento reduzidos, ao mesmo tempo que proporcionam um excelente espaço interior para condutor e passageiros.
Na sua construção a carroçaria base utiliza materiais mais leves, recorrendo a avançadas técnicas de estampagem e soldagem para aumentar a resistência e reduzir o peso. Pela primeira vez, a porta da bagageira do Qashqai será fabricada em composto, o que permitirá uma redução de 2,6kg.
As portas dianteiras e traseiras, o para-choques dianteiro e o capot serão fabricados em alumínio, o que possibilita uma poupança de peso total de 21kg, comparativamente com a carroçaria base da versão atual do Qashqai.
A vantagem real para os clientes, graças às avançadas técnicas de produção, é o facto de que a carroçaria será 60kg mais leve e 41% mais rígida face ao modelo atual. Isto traduz-se num refinamento, conforto de condução e resposta da direção característicos de um segmento superior, bem como numa segurança excecional no caso de acidente; para além de beneficiar a eficiência global do automóvel.

Novo design de suspensão e direção
O novo Qashqai continuará a proporcionar uma experiência de condução gratificante, reforçando a sua reputação de oferecer uma condução refinada e igualmente agradável em estradas mais sinuosas.
Graças à nova plataforma CMF-C, a 3ª geração do Qashqai possui uma suspensão MacPherson atualizada na frente. Para os modelos com tração às duas rodas e jantes até 19", a suspensão traseira é por eixo de torção. Já as versões com jantes de 20" e tração às quatro rodas estarão equipadas com um avançado sistema multi-link na traseira.
A direção assistida foi melhorada, proporcionando uma melhor resposta, uma menor fricção e uma melhor sensibilidade na zona central do curso da direção.

Assistência ao condutor ProPILOT melhorada
O novo Qashqai estará equipado com a nova geração da assistência ao condutor ProPILOT, proporcionando uma superior assistência ao condutor numa ampla variedade de circunstâncias. Denominado ProPILOT com Navi-link, o sistema foi concebido para reduzir o cansaço e o stress durante a condução, sendo extremamente intuitivo. [Apenas disponível com transmissão Xtronic].

O ProPILOT com Navi-link é capaz de acelerar e travar o veículo durante a deslocação numa única faixa em autoestrada. O sistema consegue acelerar o veículo até alcançar uma velocidade de cruzeiro predefinida e travar até aos 0km/h em situações de trânsito tipo "pára-arranca". O sistema será capaz de retomar automaticamente caso o veículo se encontre parado durante menos de três segundos e o trânsito à frente do automóvel se comece a movimentar.
No novo Nissan Qashqai, o sistema ProPILOT atualizado é capaz de adaptar a velocidade do automóvel de acordo com circunstâncias externas adicionais: por exemplo, quando o Qashqai entrar numa zona de limite de velocidade inferior numa autoestrada, o sistema é capaz de efetuar a leitura dos sinais de trânsito e considerar os dados de limite de velocidade do sistema de navegação, abrandando o automóvel até uma velocidade adequada, o que significa que o condutor não necessita de ajustar o controlo de velocidade de cruzeiro manualmente.
O sistema pode também utilizar dados do sistema de navegação para ajustar a velocidade no caso de aproximação de curvas ou rampas de saída de autoestrada com raios de viragem mais apertados.

Para além disso, o ProPILOT com Navi-link pode agora comunicar com os radares de ângulo morto do Qashqai para ajudar a intervir com uma correção na direção para ajudar a evitar uma manobra de mudança de faixa caso se encontre algum veículo na zona de ângulo morto.
Outras melhorias incluem um aviso de "proteção de flanco" para situações de condução urbana, que alerta o condutor no caso de risco de contacto com um objeto na lateral do automóvel, como, por exemplo, aquando da entrada num lugar de estacionamento. O novo Qashqai poderá também intervir para evitar uma colisão ao sair do estacionamento em marcha atrás, graças a uma melhoria do alerta da Deteção de Objeto em Movimento existente, acionando os travões e parando o automóvel caso seja detetado um obstáculo em movimento nas imediações.
A segurança adicional decorre do Alerta Inteligente de Anti-colisão frontal da Nissan, com uma função preditiva. Graças à tecnologia de radar avançada, os sensores são capazes de "ler" a estrada à frente do automóvel para detetar se um veículo travar subitamente. O sistema irá acionar os travões para reduzir a probabilidade de uma colisão.
Outra funcionalidade do conjunto de tecnologia de segurança integrado no novo Qashqai é o novo airbag central, acionado entre os dois bancos dianteiros, evitando que os ocupantes da fila dianteira embatam um no outro em caso de um impacto lateral. O airbag central complementa os airbags do condutor e passageiro, assim como os airbags de cortina e laterais, instalados de série no novo Qashqai.

Faróis LED inteligentes
Para o novo Qashqai, os engenheiros da Nissan desenvolveram um sistema avançado de faróis que adapta a forma do feixe luminoso de acordo com as condições da estrada e dos outros utentes da via. O feixe de cada farol divide-se em 12 segmentos que desativam e ativam seletivamente aquando da deteção de um veículo em direção oposta. Graças a esta inovação, os faróis conseguem projetar um feixe mais brilhante e amplo, mas a forma do feixe muda constantemente para que os utentes da estrada que se aproximem não sejam encandeados.

«O novo Qashqai vai mudar aquilo que os clientes podem esperar de um automóvel familiar. O conforto, refinamento e tecnologia são comparáveis a automóveis de segmentos superiores, e a experiência de utilização irá satisfazer tanto os condutores, como os passageiros. Com a arrojada tecnologia Nissan e-POWER, acreditamos que os clientes se vão apaixonar pelas sensações de um grupo motopropulsor elétrico, sem qualquer preocupação relativa à autonomia», afirmou Gianluca de Ficchy, Presidente da Região de África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia da Nissan (AMIEO).

Para mais informações:
Auto Júlio Caldas da Rainha, Leiria, Pombal e Torres Vedras
info@autojulio.pt Pode também seguir-nos no Facebook, Instagram e Youtube 
OUTRAS NOTICIAS
Quer receber todas as novidades?

Registe-se grátis para receber as novidades por email e faça parte do Grupo AJúlio






O Grupo A. Júlio é composto por 13 empresas, em 10 sectores de atividade e com 300 colaboradores. Contacte-nos e deixe-nos ajudá-lo a descobrir a melhor solução para si!
Aceito a Politica de Proteção de Dados